PREFEITURA MUNICIPAL ÁLVARES MACHADO
FECHAR

Recuperação do Balneário da Amizade é uma das prioridade

Créditos:

 

 

A recuperação do Balneário da Amizade foi tema do encontro entre as prefeituras de (27/03) no gabinete da Prefeitura de Prudente. Na ocasião, o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) e o vice-prefeito Marcos Vinha (PT), receberam a prefeita em exercício de Álvares Machado, Francis Policate (PV) e firmaram o compromisso de auxiliar o município na recuperação do Balneário, numa ação conjunta entre as prefeituras.

O encontro foi acompanhado pela equipe técnica composta por arquitetos e engenheiros das respectivas prefeituras. Na oportunidade, o prefeito Tupã confirmou o apoio da Prefeitura na execução dos projetos do lado do balneário pertencente a Machado e também se propôs a ajudar na busca de recursos juntos as esferas estaduais e federais para que o balneário seja recuperado na sua totalidade.



Na ocasião, o prefeito Tupã lembrou que Prudente foi contemplada recursos de R$ 5 milhões viabilizado pela Sabesp para executar o projeto revitalização do Balneário da Amizade. A reforma está em licitação prevista para ser concluída no prazo de 45 a 60 dias para que seja dada a ordem de serviços.“Não poderíamos trabalhar na recuperação do Balneário da Amizade excluindo o município de Machado, pois, não haverá distinção entre os lados do Balneário”, pontuou o prefeito.



Durante o encontro ficou deliberado que as equipes técnicas da Prefeitura devem oferecer todo apoio para a Prefeitura de Machado para elaboração do projeto e do orçamento. “Sabemos das dificuldades da Prefeitura de Machado, por isso, temos certeza que vamos recuperar a área do Balneário numa ação em conjunto entre as prefeituras através da soma de esforços”, ressaltou o prefeito. No encontro, também foi discutida a questão dos esgotos clandestinos que são despejados no balneário e que será solicitada maior fiscalização da Sabesp diante do problema.



De acordo com a prefeita de Machado, apesar da área do pertencente a Machado ser pequena, a cidade pretende complementar o projeto desenvolvido por Prudente. “Inicialmente vamos fazer o asfalto e a iluminação, já fizemos o plantio de mais de 41 mil mudas de árvores. Segundo ela, o próximo passo será implementar o bosque com benfeitorias, como a construção de quadras esportivas, ciclovia, asfalto e iluminação”, ressaltou a prefeita. Ela também agradeceu o empenho do prefeito Tupã em viabilizar a parceria com a Prefeitura de Prudente. “Vamos dar início ao projeto e levantar os recursos, para que ainda neste ano, as obras tenham início do lado do Balneário pertencente a Machado”, revela Francis.



A prefeita Francis Policate destacou a preocupação do prefeito Tupã em oferecer suporte para auxiliar o lado de Machado na recuperação do Balneário. Segundo ela, a intenção é desenvolver projeto arquitetônico semelhante ao de Prudente, para que as pessoas não diferença entre os lados e sim uma unidade. “Com o projeto em mãos vamos em busca de recursos para iniciar a revitalização. O município pretende pleitear recursos junto ao Ministério do Turismo, e as secretarias estaduais do Meio Ambiente e do Turismo com apoio dos deputados estaduais representantes da região. Outra proposta seria em relação a parceria com a Sabesp, que também presta serviços de abastecimento de água em Álvares Machado.



Durante a reunião, o prefeito Tupã propôs que a Prefeitura de Machado seguisse o mesmo projeto elaborado pela Secretaria de Planejamento de Prudente, que já está pronto e conta com licenças ambientais. “É um trabalho de soma de esforços, que representa uma demonstração de grandeza do prefeito Tupã em se preocupar não apenas com Prudente, mas com toda região, já que o projeto de remodelação e recuperação do Balneário contemplará a região com uma opção de lazer”, finalizou a prefeita de Machado. Com isso, o Balneário representa a aliança entre os municípios, que não terão um marco de divisão.



A reunião no Gabinete contou com a participação do secretário municipal do Meio Ambiente, Wilson Portela, o secretário de Planejamento, Laércio Alcântara, estiveram presentes os engenheiros, Airton Peretti e Jorge Guazzi. A equipe técnica de Álvares Machado, composta pela arquiteta Valéria Neves, o diretor de Obras Tadeu Moraes, acompanhada pelo vereador Luiz Francisco Boigues (PT).















Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação de Presidente Prudente.


Compartilhe: